SARANDI ORÇAMENTO CRESCE E EXECUÇÃO RECUA EM 2016

No Comments

SARANDI ORÇAMENTO 2016

SARANDI ORÇAMENTO CRESCE E EXECUÇÃO RECUA EM 2016

Ano de Eleições é um tempo onde as esperanças se renovam e povoam as ruas com promessas e resposta à todas mazelas sociais por nossos inúmeros candidatos(as).

Na sabedoria Persa dizia: “…Não ergas alto um edifício sem fortes alicerces, se o fizeres viverás com medo…”.

Assim o é na Administração Pública, também.

A prudência é sempre irmã da sabedoria quando avaliamos Evolutivo Orçamentário Sarandi 2013 – 2016 quanto á Arrecadação, Orçado e Empenhado.

Com base no Portal da Transparência de Sarandi Pr notamos em nenhuma das três variáveis observadas, “Variação do Arrecadado sobre o Empenhado”, “Percentual Arrecadado sobre o Previsto” e do “Percentual Empenhado sobre o Orçado” nenhum deles chegaram a atingir 100% de eficiência.

O melhor ano avaliado nestes três itens foi 2015, enquanto o pior está sendo 2016, conforme Tabela abaixo.

SARANDI ORÇAMENTO 2016

Na “Variação do Arrecadado sobre o Empenhado” neste evolutivo 2013-2016 teve dois picos negativos, 2014, com -4,81% e agora 2016, com -4,03% mostrando quedas de “arrecadação tributária” em evidencia.

Já no “Percentual Empenhado sobre o Orçado” sofre outra “frenagem” na execução dos gastos, onde até Agosto/2016 “Empenhamos” apenas 58,32% o menor volume dos últimos quatro anos.

Assim como “Percentual Arrecadado sobre o Previsto” demonstra em 2016 “desaceleração” na capacidade arrecadatória do município atingindo o menor patamar, 61,17%.

Portanto, a cada dia os efeitos da “Crise Fiscal” nacional atinge de frente a realidade municipal e a capacidade de pagamento dos cofres públicos exigindo um visão mais “administrativa” do que “política” daqui para frente.

Editorial Por

Dr Allan Marcio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *