SARANDI E PAIÇANDU SÃO MAIS DEPENDENTES DE TRANSPORTE PÚBLICO

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SARANDI E PAIÇANDU SÃO MAIS DEPENDENTES DE TRANSPORTE PÚBLICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ.

Um transporte público de qualidade integrando nossa Região Metropolitana esbarra na vontade política e privada.

Sarandi detêm uma população “pendular” de mais de 25 mil habitantes diários ou ¼ dela se deslocando diariamente e voltando de Maringá, daí a urgente necessidade um olhar mais atento na logística nos Transportes Coletivos regional e municipal.

Visando tirar um “perfil” da quantidade e qualidade deste Transporte Público, pesquisamos uma mostra do número de ônibus e micro ônibus, bem como a relação entre população e tamanho da frota de ônibus entre Sarandi, Marialva, Paiçandu, Mandaguari e Mandaguaçu comparando entre si e a média nacional com dados obtidos no site do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN.

Proporcionalmente Paiçandu, 231,86 e Sarandi, 258,02 são as cidades com os menores “Números de Ônibus por 100 mil pessoas” neste breve levantamento ficando quase duas vezes menor a média nacional de 425,69, conforme Tabela abaixo.

SARANDI E PAIÇANDU SÃO MAIS DEPENDENTES DE TRANSPORTE PÚBLICO

 

Na contramão, Paiçandu, 431,29, e Sarandi, 387,57 são também as cidades como os maiores dependências ou “Número de Habitantes por Ônibus” e a menor é Marialva, 268,21.

Uma observação interessante é perceber entre 2013 a 2014 elevar ainda mais a “dependência por ônibus” em Sarandi em 7,8% em nas demais cidades observadas crescer apenas em média 2,8%.

Portanto, planejar, propor e executar uma política séria na questão dos transportes coletivos integrando bairros sarandienses priorizando o sentido bairro-centro e não bairros-Maringá será o grande desafio da futura administração nas novas concessões no novo conceito de mobilidade urbana.

Editorial por

Dr Allan Marcio

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