Qual a Diferença entre Administração Pública x Governo?

Posted by
Administração Pública – É o conjunto de todos os órgãos públicos instituídos legalmente para a realização dos objetivos constitucionais do governo, seja nas esferas federal, estadual ou municipal, através da prestação de serviços, execução de investimentos, implementação de programas sociais e regulação de atividades de toda natureza em benefício do interesse público. É integrado pelos servidores públicos e deve atuar segundo os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e razoabilidade (art. 37, CF). 
Governo – ao contrário da administração, não desenvolve atividade política, e sim atos administrativos, visando a execução instrumental da ação governamental. Recebe também a designação de Poder Executivo, quando se busca dar significado à responsabilidade constitucional para execução da ação governamental. A Administração Pública é classificada em Administração Pública Direta e Indireta.
Fonte: Glossário
Acessem o Portal do Controle Social de Sarandi…e incluam-se, o social agradece!!
  • Anonymous

    Para nós, governo são ações políticas, pois é o governo que traça a linha de política governamental do Estado, ele toma as decisões políticas com relevante discricionaridade guiado pelos objetivos constitucionais do artigo 3° da Constituição Federal. Entendemos nós, com a devida vênia, que governo é o conjunto de funções e prerrogativas constitucionais conferidas aos entes do poder executivo enumerado no artigo 18 da Constituição Federal com parcela DE PARTICIPAÇÃO do poder legislativo, princípio do sistema de freios e contrapesos, para a condução dos assuntos do Estado, dotado de autonomia, capacidade co-legislativa e capacidade preponderantemente discricionária para decidir o rumo de governo a ser seguido. Tem como características a não preocupação com a técnica para efetivar as decisões e a autonomia de governo: PENSA, DECIDE, PLANEJA, DECISÕES POLÍTICO-GOVERNAMENTAL.
    Administração Pública seria o cunjunto de órgãos, pessoas e atividades públicas com seus bens para efetivar as decisões políticas. São orgãos e pessoas organizadas hierarquicamente, presos ao princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade,publicidade, eficiência, razoabilidade, proporcionalidade e motivação bem como a todo o direito, é o instrumento para a consecução do interesse comum, este sim pratica atos administrativos a saber licenças ( atos adm vinculados) e autorizações ( atos adm discricionários)atos estes que configuram o Poder de polícia da administração pública. Tem como características a hierarquia, submissão ao direito, capacidade técnica e margem de discricionariedade reduzida po todo o ordenamento jurídico.GOVERNO PENSA, DECIDE e PLANEJA E A ADMINISTRATIVA EXECUTA ESSAS DIRETRIZES COM SEUS ÓRGÃO E PESSOAS E OS BENS DE QUE DIPÕE PARA ISTO.